Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Considerado um dos melhores Reitores do IFMA, Roberto Brandão recebe apoio em mais de 100 municípios rumo a 2022

Roberto Brandão, professor do IFMA há mais de 30 anos, eleito e reeleito como Reitor para dois mandatos, de 2012 a 2016 e de 2016 a 2020 da instituição, considerado um dos melhores, é um dos novos nomes que surge na política maranhense, para concorrer uma vaga na Câmara Federal.

Bastante articulado, Roberto Brandão tem percorrido o Maranhão e recebido apoios em mais de 100 municípios maranhense em diversas regiões do estado.

Professor Roberto, como é chamado carinhosamente por alunos e amigos, tem a educação como principal pilar de sustentação ao seu projeto político, aliado de um trabalho conjunto com cooperativas e associações, além de amigos e lideranças politicas distribuídos por todo Maranhão.

Trajetória

Francisco Roberto Brandão Ferreira nasceu em Parnaíba (PI), mas foi registrado em Tutoia (MA), onde residia sua família. É professor do IFMA há 30 anos e foi eleito como Reitor do IFMA para dois mandatos, de 2012 a 2016 e de 2016 a 2020.

A carreira de professor de Roberto Brandão foi iniciada na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em 1988. Formado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ele é doutor em Geoprocessamento pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho de Rio Claro – SP (Unesp) e mestre em Análise da Informação Espacial (Unesp). Possui artigos publicados em Anais de Congressos e em revistas especializadas da área com conceito “A” da Capes.

No campo político, participou do movimento secundarista estudantil na luta pela meia-passagem em São Luís (MA) e foi presidente do Diretório Acadêmico do curso de Geografia da UFMA.

No IFMA, exerceu a função de pró-reitor de Planejamento e Administração entre 2008/2012. Antes, foi coordenador de Planejamento do CEFET Maranhão (2004/2008) e chefe do Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento do CEFET (98/99). A sua experiência gerencial iniciou-se na então Unidade Descentralizada do CEFET em Imperatriz como chefe do Departamento de Administração (94/95) e diretor de Administração (95/97).

Em 2017, Roberto Brandão exerceu a presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entidade que congrega 41 instituições de ensino em todos os estados, abrangendo mais de 600 campi da Rede Federal. Antes de tornar-se presidente, foi diretor financeiro do Conif em 2016 e coordenador nacional do Fórum de pró-reitores de Planejamento e Administração (Forplan/Conif) entre 2008/2012.

 

Sair da versão mobile