O deputado estadual Wellington do Curso denunciou a existência de mais uma escola de taipa no município de Vargem Grande, dessa vez no povoado São Joaquim da Pacova. A denúncia foi feita após visita de fiscalização realizada por meio do projeto “De Olho nas Escolas”, que tem percorrido o Maranhão para verificar as condições das unidades de ensino e garantir transparência na aplicação dos recursos públicos.
De acordo com o parlamentar, o município de Vargem Grande recebeu mais de R$ 100 milhões em 2024 e quase R$ 200 milhões em 2025, valores que deveriam assegurar escolas dignas para os alunos da rede municipal. Mesmo assim, diversas comunidades ainda convivem com salas de taipa, estruturas precárias e condições completamente inadequadas para o aprendizado.
“Na semana passada, acompanhado dos vereadores Júnior Castro e Jociedson Aguiar estive no povoado Poço Pedrado, em Vargem Grande. E dessa vez, no povoado São Joaqui da Pacova, acompanhado do professor Sikeira. Com o projeto ‘De Olho nas Escolas’, fiscalizamos várias escolas e o que encontramos é revoltante! Mais uma escola de taipa, símbolo do total descaso com as nossas crianças. Já acionei a prefeitura de Vargem Grande para prestar esclarecimentos e vamos acionar o TCE/MA e Ministério Público para investigar onde foi parar o dinheiro da educação. Educação é prioridade e não pode continuar sendo tratada com esse desrespeito”, afirmou o deputado Wellington.
O caso tem ganhado repercussão em todo Maranhão, já que a cidade recebeu milhões do Governo Federal para educação, e muito pouco foi aplicado da maneira correta, a expectativa é que a Polícia Federal (PF), possa entrar em ação.

