Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Imagens mostram como o aumento do nível do mar pode afetar São Luís

A organização Climate Central desenvolveu uma série de imagens que trazem uma simulação de como diversas cidades ao redor do mundo podem ser afetadas pelo aumento do nível do mar caso o mundo não cumpra as metas de redução de emissões para conter o aquecimento global. Entre as cidades reveladas pelo estudo, está São Luís no Maranhão.

Os cientistas da Climate Central examinaram onde as populações são mais vulneráveis ​​nos próximos 200 a 2.000 anos e em diferentes cenários de aquecimento. Os resultados são alarmantes:

A linha da maré alta pode invadir terras ocupadas por cerca de 10% da população global atual (mais de 800 milhões de pessoas) após 3 °C de aquecimento. Muitas pequenas nações insulares estão ameaçadas de perda quase total.

No pior cenário de aumento da temperatura em até 4ºC, a pesquisa do Climate Central projeta a invasão da maré na Avenida Beira-Mar no Cais da Praia Grande e em parte do Centro Histórico de São Luís.

Cumprir as metas mais ambiciosas do acordo climático de Paris poderia reduzir a exposição ao aumento do nível do mar em cerca de metade. Mas o mundo não está a caminho de limitar o aquecimento global a 1.5 °C, conforme descrito no acordo de Paris de 2015. Com base nas emissões atuais, espera-se que a Terra alcance e até mesmo exceda o aquecimento de 3 °C até 2100.

Sair da versão mobile