Centenas de famílias vivem um drama em cidades maranhenses onde as cheias dos rios causam enchentes. Pelo menos cinco municípios maranhenses já decretaram situação de emergência, são eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá e Paraibano. Foi o que informou, por meio de nota nessa quarta-feira (5), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), com base no Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID).
No município de Mirador, a cheia do rio Itapecuru provocou destruição, deixando 203 famílias desabrigadas e desalojadas. Na manhã desta quinta-feira (6), o nível do rio alcançou 5,07 metros acima do normal. Moradores se unem para juntar o que sobrou após nove casas desabarem. Bancos, comércio e até prédios de órgãos públicos ficaram alagados. Apesar dos grandes danos, nenhuma morte foi registrada, segundo o Corpo de Bombeiros. Há previsão de mais chuva para a cidade.
Em Imperatriz, o nível do Rio Tocantins ultrapassou a marca dos 9 metros na régua do Cais do Porto, localizada no Bairro Beira Rio. No município já foram contabilizadas 236 famílias desabrigadas e desalojadas. Após o acumulado das chuvas nos últimos dias, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar trabalha na operação de remoção dos afetados para locais seguros e na distribuição de alimentos às famílias.
Já nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o rio Mearim apresenta uma tendência de elevação do seu volume, ontem chegou a marca de 4,89 metros, inferior a cota de alerta. Porém, militares da 13ª CIA permanecem em prontidão para a execução de um plano de ação de resposta aos afetados, caso haja necessidade.