O prefeito de Centro Novo do Maranhão, Júnior Garimpeiro, foi preso na tarde de quarta-feira (12) na MT-430, em Confresa no Mato Grosso, suspeito de envolvimento com extração e transporte ilegal de minérios. A detenção ocorreu durante uma fiscalização da Polícia Militar, que abordou uma caminhonete Ford Ranger com quatro ocupantes. As versões apresentadas pelo grupo eram contraditórias, e um dos passageiros chegou a afirmar que vinham de uma área de garimpo em Paranaíta.
Durante a checagem, os policiais confirmaram que o prefeito identificado como Joedson Almeida dos Santos conhecido como “Junior Garimpeiro”, possui antecedente criminal por usurpação de bens da União, crime ligado à extração irregular de minérios. A PM então decidiu revistar o veículo, onde encontrou sacos com material semelhante a minério e um invólucro contendo fragmentos de substância análoga a ouro. Um detector de metais indicou presença de material metálico nas amostras, reforçando a suspeita de garimpo clandestino.
Em depoimento, dois dos ocupantes admitiram trabalhar em regiões de garimpo. Além dos supostos minérios, foram apreendidas notas fiscais de combustível, lonas e uma apostila com informações em idioma indígena materiais frequentemente associados a operações de mineração ilegal em áreas remotas.
Esta não é a primeira vez que Júnior Garimpeiro se envolve nesse tipo de investigação. Em 2021, ele foi preso pela Polícia Federal na Operação Curimã, que desarticulou uma organização criminosa responsável por desmatar mais de 60 mil hectares para abrir garimpos ilegais na região de Centro Novo do Maranhão. O prefeito e os demais detidos foram encaminhados à Delegacia de Confresa, onde permanecem à disposição da Justiça.

