A direção nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) decidiu destituir o governador Carlos Brandão do comando estadual da legenda no Maranhão e entregar a presidência estadual à senadora Ana Paula Lobato (PSB), aliada de Flávio Dino. A posse foi oficializada em Brasília nesta quarta-feira (06).
Ana Paula Lobato, foi suplente de Dino e assumiu o mandato no Senado após sua ida ao Supremo Tribunal Federal (STF).
A mudança sinaliza uma série de saídas: parlamentares que atuavam ao lado de Brandão já indicam que deixarão o PSB. Entre eles estão deputadas e deputados estaduais como Iracema Vale, Antônio Pereira, Andreia Rezende, Daniella, Ariston Ribeiro, Davi Brandão, Florêncio Neto e Adelmo Soares. Duarte Júnior também sinaliza possível saída.
Por outro lado, o núcleo ligado a Lobato deve se fortalecer no partido. Novas filiações chegam com nomes como Othelino Neto (marido da senadora), Ricardo Rios, Leandro Bello e Fernando Braide, configurando um PSB mais alinhado à oposição ao governo Brandão.
A cerimônia de posse da senadora como nova presidente do partido, teve a presença de Fernando Braide, deputado estadual e irmão do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, sinalizando uma possível união para 2026.
A troca de comando político teria sido negociada pelo deputado estadual Othelino Neto e Lobato, que ofereceram à direção nacional a filiação de uma senadora.