Quatro cursos de Medicina do Maranhão receberam conceito considerado insatisfatório no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC). As graduações obtiveram nota 2, em uma escala que vai de 1 a 5, e podem sofrer sanções administrativas.
De acordo com o resultado, foram mal avaliados os cursos da Afya Faculdade de Ciências Médicas de Santa Inês, da Universidade Ceuma (Uniceuma) nos campi de São Luís e Imperatriz, e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no campus de Pinheiro.
O Enamed, aplicado pela primeira vez em 2025, avaliou 351 cursos de Medicina em todo o país e apontou que cerca de 30% apresentaram desempenho abaixo do esperado. As instituições com conceitos 1 e 2 podem ser alvo de medidas como redução de vagas, suspensão de acesso ao Fies e outras restrições.
No Maranhão, outros cursos obtiveram desempenho superior, como os da UFMA em São Luís e Imperatriz e da UEMA em Caxias, que alcançaram nota 4, além da Uemasul, em Imperatriz, com nota 3. O MEC informou que as instituições com avaliação negativa terão direito à defesa antes da aplicação de eventuais penalidades.

