Buscar
Política

Juscelino comandará PSDB do Maranhão

Redação

Juscelino comandará PSDB do Maranhão

Em uma manobra que sacudiu os bastidores políticos do Maranhão, o deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assumirá oficialmente o comando estadual do PSDB, desbancando o ex-senador Roberto Rocha apenas duas semanas após este ter sido anunciado no cargo. A troca, confirmada pelo próprio Rocha em conversas com a imprensa local, expõe uma nova correlação de forças no estado: enquanto Juscelino busca abrigo partidário para viabilizar sua reeleição em 2026 após o desgaste no União Brasil.

Roberto Rocha apontou nas declarações a existência de uma “força suprema” por trás da mudança. A referência foi interpretada nos bastidores como uma alusão ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, ex-governador do Maranhão e figura influente na política local. Juscelino negou qualquer interferência externa no processo.A troca redefine as alianças para a sucessão estadual e coloca o PSDB, tradicionalmente de oposição, na órbita do governo federal e da base governista maranhense.

A substituição na legenda ocorre pouco tempo após Roberto Rocha ter reassumido a presidência estadual do PSDB no final de fevereiro, com a missão de reorganizar o partido no estado. Sua permanência, contudo, foi breve. A condução da legenda passou a ser articulada para o grupo de Juscelino, sinalizando uma nova estratégia eleitoral.

Vale ressaltar também que a mudança de comando ocorre em um momento delicado da trajetória política de Juscelino Filho. O deputado deixou o Ministério das Comunicações em abril de 2025 após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostos desvios de emendas parlamentares no município de Vitorino Freire, no interior do Maranhão.

Desde então, o parlamentar enfrenta desgaste dentro do União Brasil. Ao assumir o controle de uma legenda tradicional, o deputado teria liberdade para montar sua própria nominata de candidatos e fortalecer sua base para tentar a reeleição à Câmara dos Deputados.

Disputa pelo governo

O cenário estadual segue em aberto para 2026. No campo governista, há disputa interna entre o atual governador Carlos Brandão e o vice-governador Felipe Camarão, sobre quem liderará a sucessão. Na oposição, nomes como o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o próprio Roberto Rocha articulam alternativas ao grupo que hoje controla o governo estadual.

Nesse contexto, o controle do PSDB por Juscelino Filho representa mais do que uma simples mudança partidária: trata-se de um reposicionamento estratégico em um cenário marcado por disputas de influência e pela reorganização das forças políticas maranhenses às vésperas das das eleições de 2026.