Buscar
São Luís

Audiência pública proposta por Flávia Berthier debate políticas públicas contra as drogas em São Luís

Redação

Audiência pública proposta por Flávia Berthier debate políticas públicas contra as drogas em São Luís

O plenário da Câmara de São Luís foi palco na tarde desta segunda-feira, 02, de uma audiência pública que teve por título “Políticas sobre Drogas, Perigos da Proliferação das Drogas na Região Metropolitana da Ilha de Upaon-Açu”. A audiência foi uma proposição da vereadora Flávia Berthier (PL).

O evento reuniu autoridades no tema, incluindo autoridades nacionais, gestores e militantes para discutir alterações na Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD) – por meio da Lei nº 13.840/2019. Segundo a autora, a Política é uma ferramenta governamental das ações e programas relacionados a questão das drogas no país.

“Sugerimos esta audiência pública devido a importância do tema para a sociedade brasileira e os impactos sociais decorrentes dessa proposição torna-se essencial aprofundar as discussões sobre as implicações legais e políticas da referida situação. Este encontro oferece elementos cruciais para uma análise detalhada e consistente da politica nacional”, explicou Berthier.

Petição

O objetivo é incluir na nova Política o eixo “Direito ao acolhimento, recuperação, mútua ajuda, reinserção sócio-familiar, liberdade de pensamento, religião e espiritualidade”. A parlamentar informou que foi procurada pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD) para mediar o encontro como forma de mitigar as impactos desse fenômeno na região.

“A questão das drogas não é apenas um desafio da Saúde Pública, mas um problema que afeta diretamente a segurança, o lazer, os direitos humanos, outras políticas transversais, família e o futuro de nossas crianças e jovens”, disse.

As discussões sobre o tema devem continuar em outros encontros. Neste primeiro encontro, o foco foi o fortalecimento e financiamento das políticas municipal e estadual sobre drogas; a espiritualidade como elemento fundamental da prevenção, cuidado e recuperação de dependentes químicos; e a problemática das Cracolândias.

Cabe destacar que durante a última reunião do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, conceitos como acolhimento e a espiritualidade foram excluídos do novo Plano Nacional (Planad). Nesse sentido, Alda Bayman, diretora da comissão religiosa Ordem dos Advogados do Brasil/Maranhão (OAB/MA) defendeu o trabalho das comunidades terapêuticas.

“É interessante destacar que hoje as organizações religiosas funcionam como um braço do estado porque é nas organizações religiosas que são desenvolvidas várias políticas que podem ser identificadas como políticas públicas que visam combater várias formas de violência”, assinalou.

“O Estado Laico é aquele que garante a livre manifestação de todas as expressões de religiosidades e espiritualidades. Alguns confundem a laicidade com um estado ateu, um estado que não permite esse tipo de manifestação e isso é um equívoco obviamente. É fundamental que a experiência de grupos religiosos sejam reconhecidos”, completou Leonardo Pinho, representando Marta Machado, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD).

Encaminhamentos

No dia 12 de junho deve ocorrer uma reunião entre o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CEPD-MA) e o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, muitas vezes abreviado como (COMAD) para apreciar os encaminhamentos da audiência. Entre eles: criação de uma Secretaria Municipal de Política de Drogas em São Luís; bem como a criação de uma Frente Parlamentar de Política de Drogas da Câmara; sugestão de parceria entre a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) e a União Parlamentar dos Vereadores e Câmaras Municipais do Maranhão (Unipav) com o objetivo de dar seguimento as audiências públicas; previsão orçamentária que garanta execução de políticas públicas na LOA e LDO; e a defesa da espiritualidade e do acolhimento junto ao Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad).

Compuseram a mesa da audiência a vereadora Flávia Berthier (PL), presidente da sessão; o vereador Dr. Joel (PSD); Fábio Sousa, da Segunda Defensoria Pública dos Direitos Humanos; Nubervane Silva, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas); Alda Bayman, diretora da comissão religiosa Ordem dos Advogados do Brasil/Maranhão; Rogério Napoleão, membro do Conselho Estadual da Política sobre Drogas; Francilene Andrade, capelã da Unipas Capelania Internacional; e Marcelo Costa, diretor-geral do Capes Álcool e Drogas do Estado do Maranhão.

Participaram de forma remota Sâmio Falcão, representante do Ministério do Desenvolvimento Social; Marco Marques, secretário executivo do Conselho Executivo de Políticas sobre Drogas do Estado do Rio de Janeiro; Nelza Jordão, secretaria municipal de assistência e prevenção às drogas do município de Volta Redonda; Célio Barbosa, presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas (Confenact); Edu Cabral, coordenador nacional do Movimento Influenciadores do Brasil.