A maior competição off-road das Américas, o Rally dos Sertões, teve o destino final anunciado na noite desta quarta-feira (19) no canal YouTube/SertõesOficial. A edição de 2020 ocorrerá entre os dias 31 de outubro 8 de novembro.

Passando por cinco estados, o município de Barreirinhas, a 261 km de São Luís, foi definido como o percurso de encerramento. Em decorrência as medidas promovidas devido a pandemia da covid-19, a competição será realizada com uma série de mudanças para adequar a competição aos novos protocolos sanitários de prevenção.

Partindo do autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, em São Paulo, a caravana irá passar pelos estados do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, chegando ao Maranhão no dia 6 de novembro pelo território das Chapadas das Mesas, seguindo até Barreirinhas.

“Ficamos felizes de saber que o Maranhão não só foi incluído no roteiro de uma das maiores competições esportivas do mundo, como também foi escolhido para encerrar a edição histórica de 2020. Acompanhamos de perto os desafios que os pequenos negócios, especialmente os de turismo, tem enfrentado durante essa pandemia. E saber que uma iniciativa como essa foi mantida e carrega entre seus propósitos ações sociais que incluem os pequenos negócios e produtores rurais locais, nos faz querer participar e dar a nossa contribuição também à iniciativa”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Novas medidas

A nova forma de percurso sera feita em um sistema de “bolhas”, serão montadas estruturas em “vilas” para hospedagem dos competidores, em áreas isoladas, para evitar o contato com as cidades. “Os competidores estarão sempre se deslocando do nada para lugar nenhum, e as vilas em formato de bolhas, serão isoladas, não permitindo que os competidores saiam ou que visitantes locais acessem a área das vilas”, detalhou CEO do Rally, Joaquim Monteiro.