Nesta última quarta-feira (14), a Câmara de Vereadores de Estreito, realizou sessão solene para homenagear um casal que além de muito conhecido, tem relevantes serviços prestados no município. Dr. João Batista Duarte Rodrigues e sua Esposa Diranilce Cutrim Duarte, receberam a honraria das mãos dos vereadores, que concedem ao caso uma das maiores homenagens do município, o título de Cidadão Honorário Estreitense.

A homenagem, idealizada pelo presidente do Legislativo, Vereador Tavanes de Miranda Firmo, recebeu apoio de todos Vereadores, o que demonstra a convergência em relação a importância da homenagem.

Diranilce Duarte, é uma mulher que sempre esteve preocupada com a questão social da comunidade de Estreito. Sua visão ética e igualitária, sempre buscou atender mesmo sem mandato ou interesse específico, as pessoas que necessitam. Ela sempre destacou a diferença entre assistencialismo e Assistência Social, ao invés de criar uma imagem de alguém que realiza apenas caridade, Diranilce orienta as pessoas a buscarem seus direitos, seja na área da saúde, educação e ate mesmo dentro do manto da Assistência Social:

“Nós temos que ensinar as pessoas a exigirem seus direitos previstos em lei, não podemos apenas dar ou doar algo para elas, mas criar a consciência e despertar a ideia de que a Assistência Social existe para atende-las de forma a preservar aquilo que a Constituição garante. Precisamos ir além de um botijão de gás ou de uma cesta básica, conhecer as pessoas e os problemas familiares nos possibilita entender onde de fato podemos ajudar.”.

Diranilce Duarte, conhece Estreito como ninguém, nestes anos todos em que reside no município sua casa sempre esteve lotada de pessoas, e não é apenas em período eleitoral não, ao contrário, esta personalidade de liderança e trato para com os mais necessitados lhe rendeu a confiança da população.

Se por um lado Diranilce é atuante no Social, o médico Dr. João Duarte também não fica atrás. No exercício da medicina foram incontáveis as vezes que “Dr. João” ajudou pessoas, seja realizando procedimentos de forma gratuita e até mesmo pedindo a colegas que interviessem em casos de pessoas que não tinham condições de pagar um tratamento particular. Dr João Duarte, vai além da questão financeira na medicina, ele atua na profissão por amor, por paixão e com muita dedicação. No Hospital de Estreito, são inúmeros casos de pessoas que choram ao contar momentos de desespero, em situações mais variadas, quando foram atendidas por Dr. João Duarte e além do tratamento humano, receberam apoio e solidariedade.

João Duarte é um experiente conhecedor da política local, além de conhecer a população em geral, ele sempre está ligado no meio político, sempre buscando o melhor para a cidade. Recentemente ao abandonar um grupo que chegou a fazer parte, João Duarte, voltou a apoiar a atual gestão, segundo ele por motivos que vão além de interesse particular:

“Na política quando você não conhece algo ou pessoas, só existe uma maneira de saber se aquilo é bom ou ruim, se aquilo ou aquele tem interesses pessoais ou realmente busca um bem maior para a população. Resta se aproximar e entender melhor como é a forma de pensamento daquelas pessoas ou grupo. Mas quando você percebe que aquilo só tem interesses pessoais, onde só se fala em divisão de cargos e secretarias, é melhor dormir em paz com sua consciência e sair fora disso. Estarei sempre onde o povo tiver vez e voz, não posso trair as pessoas que batem na minha porta todos os dias, como vou olhar no olho de alguém e dizer me desculpe escolhi errado, por isso eu me posiciono de forma a buscar o melhor para a cidade. Isso vale para a esfera Federal, Estadual e Municipal, é priorizar o povo e respeitar as pessoas.”.

Sobre o título, João Duarte disse que se sente muito orgulhoso, segundo ele, este reconhecimento é um prêmio pelo trabalho por ele exercido ao longo dos anos, principalmente porque ele tem orgulho de atuar no município:

“Recebo o título com o coração cheio de alegria, principalmente porque os vereadores por unanimidade entenderam que eu faça jus a este. Mas quero dividir este momento com toda minha família que é minha base, Diranlice uma pessoa que está sempre ao meu lado, meus filhos e todos aqueles direta ou indiretamente são responsáveis pelo sucesso do meu trabalho. Quanto a política, sou homem de opinião, não me escondo nem tenho medo de dizer aquilo que é necessário em defesa do povo, e seja aonde estiver estarei em defesa da maioria.”.

O Vereador e Presidente da Câmara Tavane Firmo, muito feliz, destacando que João Duarte faz parte da história de Estreito, desde a época da “Fundação de Saúde”, até os dias atuais. Tavane destacou que João Duarte é uma pessoa que além de serviço prestado, é um profissional que salvou muitas vidas na medicina e um grande conhecedor da política local, atributos que justificam o título.

 

ASCOM/CÂMARA DE ESTREITO