Carreta que transportava ácido sulfúrico é retirada do fundo do Rio Tocantins, após queda da ponte JK em Estreito
Uma carreta que transportava ácido sulfúrico durante o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira foi retirada do fundo do rio Tocantins neste sábado (18). Imagens feitas no local mostram o momento em que o veículo emergiu da água puxado por balões de reflutuação.
Carretas, caminhonetes e carros de passeio foram parar no fundo do rio junto com os escombros do vão central da ponte.
O trabalho de retirada dos veículos vem sendo feito por mergulhadores especializados, com ajuda de balões de reflutuação. Após emergirem, os veículos são retirados da água por guindastes. No dia 13 de outubro, um caminhão VOLVO/FH 500 foi retirado da mesma maneira.
Segundo o Dnit, a equipe técnica é composta por 10 mergulhadores e equipada com tecnologia especializada, utilizando balões de reflutuação com capacidade para até cinco toneladas, permitindo a elevação do veículo de forma segura e eficiente.
A queda da ponte aconteceu no dia 24 de dezembro de 2024, deixando 14 mortos, três desaparecidos e um ferido. A estrutura ligava os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) pela BR-226.
As imagens da reflutuação foram feitas pelo vereador Elias Júnior. Ele também gravou o exato momento em que a mesma carreta começou a atravessar a ponte, em dezembro de 2024. Momentos depois, a estrutura colapsou.