Apesar de Lobão Filho ter afirmado recentemente durante entrevistas que já estaria no comando do PSL no Maranhão, nada ainda foi definido.

Chico Carvalho tem seu mandato como presidente estadual da sigla no Maranhão em vigência até abril de 2021 e para uma eventual mudança, somente com uma renúncia ou uma intervenção da Nacional.

Em nota de Chico Carvalho à imprensa, ele afirma que a sigla está em fase de concluir a organização de suas convenções em todo o Estado e deve sair ainda mais fortalecida. Também desmentiu os rumores sobre uma possível troca em sua direção estadual. Lobão também emitiu uma nota nesta sexta-feira, confira logo abaixo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PSL

O PSL do Maranhão está em fase de concluir a organização de suas convenções em todos os municípios do estado. Estamos com pré-candidatos a prefeito e a vereador já preparados para as disputas municipais com chances reais de vitórias nas mais diversas cidades.

E com o jogo já acontecendo, a direção estadual foi surpreendida com informações da imprensa de que uma nova direção assumiu o comando do partido no Maranhão.

Tal informação não é verdadeira porque não há qualquer manifestação da direção nacional do PSL apontando para troca de presidente da legenda.

A direção estadual foi legitimamente eleita e tem mandato até abril de 2021. Sendo assim, somente por intervenção da direção nacional seria possível criar uma comissão provisória.

O presidente Chico Carvalho comanda o PSL por mais de 15 anos e tem sempre estabelecido diálogo com os políticos que desejam se filiar ao PSL, ressaltando que o importante é que os que chegam somem com o partido.

Assim, todos são bem-vindos ao partido. As portas do PSL permanecem abertas para todos que respeitem as regras do jogo democrático que já está em curso e queiram ajudar o partido a crescer ainda mais.

No mais, a direção estadual aguardará qualquer mudança de posição que a Nacional vier a decidir e respeitará todas as determinações.

Direção Estadual do PSL do MA

NOTA – LOBÂO FILHO

Fui recentemente convidado pela Direção Nacional do PSL para assumir o Diretório Estadual no Maranhão desse importante partido.

De logo e antes de qualquer resposta ao convite a mim dirigido, bem assim, como demonstração de lealdade e correção no meu proceder, entabulei conversas e fiz entendimentos com o atual presidente da legenda no Maranhão, Vereador Francisco Carvalho.

Na data de ontem, em meu escritório, o Vereador Francisco Carvalho – após agradecer muito o meu ingresso no partido – acertou, na presença de testemunhas, que iria renunciar ao mandato de presidente do PSL, abrindo, espontaneamente, espaço para minha assunção ao comando da agremiação.

Contudo, na manhã de hoje, fui surpreendido com a “Nota de Esclarecimento” do vereador Chico Carvalho, em suma dizendo “não procederem os rumores publicados na imprensa de que haveria mudanças na direção estadual do partido”.

A política prescinde realmente da obediência “ao jogo democrático”, como declara a referida “nota de esclarecimento”. Mas tal “jogo” também exige lealdade e manutenção da palavra empenhada.

A postura do atual presidente, cujo mandato termina em abril de 2021, poderia fazer suscitar em alguns a necessidade de ocorrência de Intervenção na Direção Estadual, em razão de desacordos com as orientações da Direção Nacional do PSL. Possibilidade, de minha parte, que de já afasto. Nunca ingressaria num partido sob o estigma da discórdia ou da cizânia políticos/partidária.

Mantenho-me sereno – na certeza da correção das minhas ações – e certo de que os legítimos interesses do Partido Social Liberal, de crescer e se fortalecer no Maranhão, hão de prevalecer.

Edison Lobão Filho