BELÉM – O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, de Montes Altos, no Sudoeste do Maranhão, está confirmado para o período de 4 a 12 de setembro deste ano na paróquia de Nossa Senhora de Sant´Ana, cidade de pouco mais de 9 mil habitantes. Antes, em maio, a cidade, que também é conhecida por possuir um dos mais belos complexos eclesiais do país e a réplica da famosa Torre de Pisa, vai receber a imagem peregrina da santa.

O ofício e o projeto oficial do Círio de Montes Altos chancelados por Dom Francisco, bispo da diocese de Carolina, foram entregues pessoalmente pelo padre Luzimar Moura da Luz e o coordenador local do evento, Maurício Martins, à Diretoria do Círio de Nazaré em reunião na Basília de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, na última terça-feira(12), coincidentemente no dia do aniversário de 405 anos de fundação da capital marajoara.

Padre Luzimar Moura fez questão de destacar a acolhida que a comissão teve pelos padres Barnabitas, religiosos que cuidam das atividades religiosas ligadas a santa. “A acolhida foi da melhor maneira possível, desde o momento em que nós chegamos a Belém e a coisa que mais me marcou nesta visita agora foi a concelebração na Basílica de Nossa Senhora de Nazaré e durante todo o dia, a partir da santa missa tudo foi dando certo”, comemorou. O sacerdote ressaltou que o ápice da visita foi a reunião com os coordenadores do Círio, ocasião em que houve a homologação da festa religiosa.“Esta visita nos dá a certeza de que o Círio de Montes Altos está autorizado. Esta é a coisa mais importante que levamos para casa”, complementou.

Albano Martins, diretor do Círio de Nazaré, disse que ficou muito feliz com a expansão da devoção mariana para o Sul do Maranhão. “Para nós, é uma felicidade ver a devoção mariana se espalhando por toda a Amazônia, não atoa nós chamamos aqui Nossa Senhora de Rainha da Amazônia e o Maranhão faz parte disso, é um Estado irmão. Estamos juntos nessa fé, nessa devoção, um belo projeto que tem tudo para dar certo e somos parceiros a partir de hoje neste projeto”, disse. O diretor confirmou que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitará Montes Altos em maio, mas a data, ainda, não foi definida.

Alguns integrantes da Diretoria do Cirio, também, planejam participar da primeira edição do Cirio de Montes Altos. Padre Luzimar antecipou que a imagem peregrina será recebida por devotos na BR-010 com a MA-280 e estes a seguirão em grande carreata até a igreja matriz. Ele disse que a escolha de maio para a visita foi ótima por se tratar de um mês especial. “Não teria um mês mais especial do que maio, e ser for aprovado o dia 13 de maio, melhor, ainda, que vamos trabalhar com tempo para melhor organizar a carreata que vai percorrer os 33 km da rodovia até a casa de Santa Ana, onde, também, vai ficar sediada a gruta de Nossa Senhora de Nazaré”, finalizou.

Diácono Rômulo Braga definiu a homologação do Cirio de Montes Altos como um momento em que o padre Luzimar e diretoria local cumprem um preceito bíblico que diz “Lançai as redes em águas mais profundas”(Evangelho de São Lucas, capítulo 5, 4). “Que a graça que chegou a Belém do Pará possa chegar também a Montes Altos, no Maranhão e que Nossa Senhora de Nazaré interceda junto a seu filho Jesus para que abençoe mais uma casa, que terá por devoção a seu nome, a mãe dos paraenses chegando em águas mais profundas, chegando a mãe do Maranhão sendo mãe e filha de Santana, chegando a evangelização a onde Deus quer”, frisou. O diácono encerrou sua fala dizendo que “Para a evangelização há limites, temos que ter coragem de por em prática o que Deus coloca em nossos corações e desejamos sorte a todos, ao padre, ao bispo, toda a comissão organizadora do primeiro Cirio da cidade de Montes Altos”.

Montes Altos Distante 689 km de São Luís e a 659 km de Belém(PA), Montes Altos é uma cidade de povo humilde, trabalhador e tradicionalmente de muita fé. O complexo eclesial que contempla a igreja matriz, casa paroquial, clube Luciano Arioli e a réplica da Torre de Pisa, compõem o principal ponto turístico da cidade e em apenas cinco meses padre Luzimar conseguiu reformá-lo com a ajuda da comunidade já preparando o ambiente para a festa do Cirio. A proposta é ampliar a divulgação da cidade criando um turismo religioso. Outra ideia é agregar ao pacote a possibilidade dos fieis estenderem a viagem até outros pontos da Região para aproveitar as riquezas naturais do Parque Nacional das Chapadas das Mesas, no Sul do Estado.

O projeto do turismo religioso ainda está em andamento, mas o do Círio já está em plena execução e teve seu momento marcante no dia 12. Seu público alvo são municípios das Regiões Sudoeste e Sul do Maranhão, além de municípios de Estados vizinhos como Tocantins e claro, o Pará. Em toda estas regiões é grande o número de devotos de Nossa Senhora de Nazaré.

 

(ASCOM)