Buscar
Política

CPI do INSS mira secretário e genro do prefeito de Presidente Dutra do Maranhão sobre pagamento para compra de jet ski

Redação

CPI do INSS mira secretário e genro do prefeito de Presidente Dutra do Maranhão sobre pagamento para compra de jet ski

BRASÍLIA – A compra de um jet ski com dinheiro repassado pelo empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, vai fazer a CPI instalada no Congresso abrir uma nova frente de apuração que também pode apontar elos de um senador maranhense, com o esquema.

Um secretário municipal do interior do Maranhão recebeu R$ 100 mil do “Careca do INSS”, e o valor está relacionado à compra de uma moto aquática. A CPI pretende descobrir o verdadeiro beneficiário do veículo.

Integrantes da comissão seguem pistas que indicam relação política entre o destinatário do dinheiro e o senador Weverton Rocha (PDT-MA). Procurado pelo Estadão, o senador não se manifestou e sua assessoria afirmou que a linha de apuração é descabida.

Em julho de 2024, o “Careca” repassou R$ 100 mil a Sílvio Emílio Silva, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Presidente Dutra (MA). A transferência está registrada como suspeita no inquérito da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal.

A finalidade do dinheiro foi revelada ao Estadão pelo prefeito da cidade, Raimundinho da Audiolar (MDB), que é sogro do secretário.

“Pelo que conversei com ele, ele disse que foi um jet ski que ele repassou”, declarou, mas se negando a revelar quem seria o verdadeiro dono da moto aquática. A cúpula da CPI do INSS também tem a informação sobre compra de jet ski.

Prefeito e secretário estiveram no gabinete de Weverton Rocha, em Brasília, em fevereiro, sete meses após o pagamento do “Careca do INSS” ao secretário municipal. A CPI tem protocolados pedidos de convocação e de quebra de sigilos do secretário municipal.