Deputado revela suposta conversa com desembargador federal para afastar Brandão
O deputado estadual Yglésio Moyses causou forte repercussão política nesta terça-feira (21) ao divulgar, em suas redes sociais, supostas conversas envolvendo um desembargador federal e o secretário de Articulação Política do Governo do Maranhão, Rubens Pereira. Segundo Yglésio, o magistrado, teria apresentado uma lista de condições políticas para não determinar o afastamento do governador Carlos Brandão do cargo.
Nos prints divulgados pelo parlamentar, Rubens Pereira aparece encaminhando mensagens atribuídas ao desembargador. O conteúdo traria cinco exigências que deveriam ser cumpridas para garantir a “governabilidade” do grupo político de Brandão e evitar o seu afastamento.
Entre os supostos pedidos estariam:
• contemplar o Partido dos Trabalhadores (PT) com cargos estratégicos;
• declarar apoio à pré-candidatura de Felipe Camarão ao Governo do Estado;
• e garantir publicamente que o governador não interferiria nas eleições de Colinas, na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa e na indicação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Yglésio afirmou que a divulgação das mensagens tem como objetivo “expor práticas de chantagem e articulações obscuras” que, segundo ele, colocam em risco a independência entre os poderes.
Até o momento, nem Rubens Pereira, nem o governador Carlos Brandão, o Poder Judiciário Federal se manifestaram oficialmente sobre o caso.
A revelação deve acirrar ainda mais o clima político no Maranhão, especialmente diante das movimentações que antecedem as eleições estaduais de 2026.