Eliziane Gama se torna principal nome ao Senado nas chapas lulistas no Maranhão
A lealdade ao projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Maranhão garantiu à senadora Eliziane Gama (PSD) uma posição estratégica para as eleições de 2026: a possibilidade de disputar a reeleição ao Senado em qualquer cenário de composição política envolvendo o PT e seus aliados.
Hoje, Eliziane é considerada prioridade em um eventual palanque lulista no estado. Se a candidatura do vice-governador Felipe Camarão (PT) ao governo for confirmada, ela será a primeira opção para a vaga de senadora na chapa.
Em uma possível união do PT com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), o nome de Eliziane também está assegurado. Até mesmo em um cenário improvável de recomposição entre os grupos de Flávio Dino e de Carlos Brandão, sua presença nas articulações é tida como obrigatória.
O prestígio da senadora ganhou ainda mais força com as recentes movimentações em Brasília, que garantiram a Felipe Camarão o apoio dos partidos da base de Lula – entre eles PT, PCdoB e PSB – para 2026.
A postura fiel de Eliziane ao presidente e ao campo progressista a consolidou no núcleo mais próximo de Lula no estado, ampliando suas chances de permanecer no Senado.
Assim, seja qual for a configuração das alianças no próximo pleito, Eliziane Gama desponta como nome praticamente certo nas chapas majoritárias, reforçando seu peso político no tabuleiro eleitoral maranhense.