A Esquadrilha da Fumaça se apresentará, amanhã, 24, às 16:30 na capital maranhense, no Espigão da Ponta da Areia, com acrobacias únicas e incríveis. Já em Imperatriz apresentação será no dia 27 de Julho. Em São Luís, a última vez que houve apresentação da Fumaça foi em 2013.

O show faz parte do circuito Norte e Nordeste da fumaça. Em 2018 dez cidades do Nordeste receberão apresentações. Além de duas na Região Norte do país.

“Para nós, é um grande privilégio poder retornar a essas regiões, realizando doze apresentações com o avião A-29 Super Tucano e representando, de forma bastante profissional, a Força Aérea Brasileira”, comentou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Marcelo Oliveira da Silva.

A Esquadrilha da Fumaça originou-se pela iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga escola da Aeronáutica. De acordo com os registros, nas suas horas de folga os pilotos treinavam acrobacias em grupos.

A primeira apresentação aconteceu em 14 de maio de 1952. Até então não utilizavam fumaças e só em 1953, quando percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visão das acrobacias, que foi acrescentado aos NA T-6 um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.

De lá para cá muita coisa aconteceu e muitos avanços foram realizados. Desde 2013 a esquadrilha utiliza A-29 Super Tucano. E as cores da bandeira brasileira sempre prevaleceram, levando destaque na fuselagem da aeronave.