Buscar
Maranhão

Família de onça é flagrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas na região Sul do Maranhão

Redação

Família de onça é flagrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas na região Sul do Maranhão

Uma cena rara e impressionante foi registrada por câmeras de monitoramento instaladas pelo pesquisador Deijacy Rego, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, localizado na região Sul do Maranhão. Três onças pardas (Puma concolor), foram flagradas durante a noite, caminhando tranquilamente por uma trilha da reserva.

As imagens, captadas por armadilhas fotográficas utilizadas em estudos de monitoramento da fauna silvestre, mostram os animais em plena atividade noturna, comportamento típico da espécie. O flagrante tem sido comemorado por ambientalistas e pesquisadores como uma evidência positiva da preservação do habitat e da presença contínua de grandes predadores na área.

As onças pardas, também conhecidas como suçuarana ou puma, são animais solitários e costumam evitar o contato com humanos. Elas exercem um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema, controlando populações de presas e contribuindo para a saúde do ambiente natural.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma unidade de conservação federal que abriga formações rochosas impressionantes, rios cristalinos e uma rica diversidade de fauna e flora. A presença das onças é um indicativo de que o esforço de preservação tem dado resultado.