FOTO: REPRODUÇÃO

O atual governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) garantiu sua reeleição. O candidato teve 1.867.396 milhões de votos, o que corresponde a 59,29% dos votos válidos, contra 30,07% de Roseana Sarney (MDB).

Primeiro governador eleito pelo PCdoB no país, Dino conquistou o segundo mandato no Palácio dos Leões novamente derrotando o grupo político da família Sarney.

Advogado e professor universitário, o governador começou sua vida política no movimento estudantil e integrou a ala jovem da campanha do presidente Lula, em 1989. No processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, Dino foi um dos líderes da resistência à cassação do mandato da petista.

Antes de conquistar o governo do Maranhão, Dino foi juiz federal por 12 anos, quando presidiu a Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), carreira que abandonou para se filiar ao PCdoB e disputar uma vaga na Câmara Federal.

Cumpriu um mandato de deputado federal, destacando-se nos debates da reforma política. Foi presidente da Embratur de 2011 a 2014, quando deixou o cargo para disputar a eleição de governador do Maranhão. Dino tem 50 anos, é casado e tem três filhos.