O caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros 2651 foi novamente a escolha do Grupo RISA, maior empresa do agronegócio do Norte e Nordeste com sede em Balsas, no Sul do Maranhão. Com 122 unidades desse modelo em operação desde 2018, o cliente acaba de adquirir mais 50 unidades para renovação e ampliação de frota.

Na RISA, os cavalos mecânicos Actros 2651 6×4 puxam o chamado tritrem, multicomposição idealizada pela própria empresa e desenvolvida em conjunto com a Librelato Implementos Rodoviários.

São três carretas com basculamento lateral para uso na colheita de soja, milho e sorgo. O tritrem agiliza o descarregamento de grãos no Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, numa média entre 600 e 1.000 km de distância conforme a área agrícola, e volta do porto com fertilizantes para as fazendas próprias e de produtores parceiros. Os caminhões também fazem a logística entre as unidades da empresa e o transporte de adubos e calcário.

“Os nossos Actros operam principalmente com tritrens, mas também com rodotrens. Estes extrapesados Mercedes-Benz ganharam a aprovação na empresa pela melhor performance entre todas as marcas de caminhões da nossa frota, tanto é que estamos renovando novamente com Actros”, diz José Antônio Gorgen, diretor presidente do Grupo RISA. “O Actros nos dá resultados em termos de economia no consumo de combustível, robustez e satisfação dos motoristas com o conforto, especialmente pela Cabina Leito Teto Alto, uma vez que eles só trabalham durante o dia e podem usar a cama da boleia para descanso e pernoite”.

Os 50 caminhões Actros 2651 6×4 Leito Teto Alto adquiridos este mês serão entregues até o final deste ano, juntamente com os tritrens, todos na mesma cor padrão da empresa.

Nessa negociação conduzida pelos concessionários Mardisa de São Luís (MA) e Teresina (PI), o cliente também adquiriu mais 13 caminhões da marca: 3 extrapesados Axor 3131 6×4 para operações fora de estrada junto às fazendas, transportando grãos, fertilizantes e defensivos; 6 semipesados Atego 2426 6×2 e 3 médios Atego 1419 para apoio no campo; e o primeiro Novo Actros da frota da RISA.

Sobre o Grupo RISA

O Grupo RISA atua na região da grande fronteira agrícola do Brasil hoje, conhecida como MATOPIBA, que abrange a área geográfica dos estados no Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Com 38 anos de atividades, 18 filiais, 6 fazendas e 3 misturadores de fertilizantes, o Grupo RISA engloba seis unidades de negócios: agricultura, fertilizantes, defensivos, logística, máquinas agrícolas e trading. Na cidade de Balsas, estão localizados o escritório central, armazéns gerais e várias de suas unidades. Na capital São Luís, conta com mais armazéns gerais e área de fertilizantes e em Uruçuí, no Oeste do Piauí, mantém culturas de soja e misturador de fertilizantes.

“Até 1998 nós trabalhamos muito bem da porteira para dentro. A partir daquele ano, percebemos que precisávamos olhar da porteira para fora. Foi aí que criamos a nossa unidade de Logística, já com um diferencial de mercado: só fazemos exclusivamente o transporte de cargas próprias entre as unidades da RISA, nossas fazendas e dos parceiros e o Porto de Itaqui”, informa José Antônio Gorgen. “A partir daí começamos a agregar negócios em torno da agricultura, criando, em 2000, os misturadores de fertilizantes. Temos assim uma operação completa dentro do agronegócio, que vive um excelente momento na economia do País, sendo o setor mais produtivo e o mais estabilizado do Brasil”.