Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é a única no estilo Gótico no Maranhão

Igreja de Nossa Senhora Dos Remédios

1719 é o ano em que a Igreja dos Remédios é construída em São Luis, mas somente em 1860 que ela assume sua atual estrutura, única na cidade em estilo gótico. A igreja é para muitos a mais bela da cidade, pela sua estrutura e localização privilegiada no alto do morro (antiga ‘Ponta do Romeu’) e de frente para o Rio Anil. Tendo a Praça Gonçalves Dias à sua frente, completando a beleza e riqueza arquitetônica do local.

Um dos principais pontos turísticos de São Luís.  Devido a beleza da igreja dos Remédios, ela é alvo de grandes disputas entre as noivas da cidade, por isso é normal ter casamentos todos os meses. Pela manhã o Sol ajuda na identificação dos detalhes arquitetônicos, mais é a noite que esta igreja mostra sua verdadeira beleza e riqueza. Venha nos dois horários, você se encantará os efeitos da luminosidade neste lugar.

Mas a riqueza da Igreja dos Remédios não está apenas na sua Arquitetura ou localização, sua história é tão rica quanto. Os registros da história contam que em fevereiro de 1719 o franciscano Superior João da Silva Cutrim doou umas terras na ‘Ponta do Romeu’ ao capitão Manoel Monteiro de Carvalho para construção de uma capela. A obra iniciou em julho e terminou em setembro do mesmo ano.

A igreja dos Remédios era bastante visitada por pagadores de promessas e romeiros vindos do interior, mas deixou de receber seu público quando um escravo assassino se escondeu nas dependências dela. 

A igreja ficou abandonada até 1775 após ser reformada e ganhar porte de Igreja. Neste mesmo ano, o governador Joaquim de Melo mandou construir uma estrada, atual Rua Rio Branco, ligando a igreja dos Remédios até a Estrada Real, atual Rua Grande. Em 1798 ela desabou e foi reedificada pelo ermitão Francisco Xavier com ajuda de doações dos comerciantes locais que tinha a Santa como protetora do comércio. Devido essa devoção, no início do século XIX a igreja ficou muito rica, graças às doações de comerciantes do estado.

Em 1860 a igreja dos Remédios recebeu novos reparos, com a construção de grandes arcos, quatro salões mobiliados, renovação do altar e a substituição da grade de madeira do coro por uma de ferro.

Além de ganhar uma das mais belas praças da cidade, cercada por grades de ferro e com uma escadaria de frente para o mar, a mando do governador João Silveira de Sousa. A Praça Gonçalves Dias; o Largo dos Amores ou Praça dos Apaixonados.  

Em 1892, devido uma reforma de ampliação a igreja quase desabou e entrou em ruinas. Somente entre 1903 e 1911, uma grande reforma patrocinada novamente por seus fiéis, da os contornos atuais da Igreja dos Remédios. Destaca-se a torre sineira, única com vitrais em suas aberturas laterais e três corpos sustentam os quatro evangelistas:  Lucas, João, Mateus e Marcos, esculpidos por Teixeira de Lopes e posicionados em 1907. Os belos vitrais que ornam a igreja dos Remédios são alemães e datam do século XX. O da entrada principal, maior, representa o Nascimento. O interior possui três altares, o principal em mármore.

Sem duvidas, depois que você visitar a Igreja dos Remédios, vai concordar comigo que ela possui os traços mais grandiosos e harmoniosos de todas as igrejas de São Luis. Venha Explorar e se encantar com a Igreja dos Remédios, o Lar dos Amores.  

COMO CHEGAR:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *