Ícone do site Enquanto Isso no Maranhão

Lula se reúne com Weverton Rocha, relator de indicação de Messias ao STF para contornar resistência no Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convidou o senador Weverton Rocha (PDT-MA), relator da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal (STF), para uma conversa pessoal nesta segunda-feira. Embora o compromisso ainda não conste na agenda oficial do presidente, interlocutores do parlamentar confirmam o encontro.

A informação foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pelo GLOBO. Weverton deve apresentar seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na próxima quarta-feira.

No Palácio do Planalto, a estratégia é contornar a resistência de senadores, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ao nome de Messias. Alcolumbre e outros parlamentares do centrão demonstraram insatisfação após verem sua preferência pelo nome de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) preterida por Lula para a vaga aberta no STF com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.

Diante do cenário adverso para Messias, Alcolumbre decidiu, na semana passada, pautar a sabatina do advogado-geral da União para o dia 10 de dezembro.

Para que a sabatina seja realizada, entretanto, é necessário o envio da mensagem presidencial ao Congresso formalizando a indicação. O Planalto tem adiado esse envio, medida considerada por parlamentares do centrão como uma estratégia para dar mais tempo ao ministro-chefe da AGU articular politicamente com os senadores e ampliar suas chances de aprovação.

Sair da versão mobile