O Maranhão recebeu nesta quarta-feira (10) 66.800 novas doses da vacina Coronavac para a imunização de maranhenses contra a Covid-19.

O avião trazendo a nova remessa de vacina pousou no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís, por volta das 15h. Sob escolta da Polícia Federal, o carregamento foi levado direito para a rede de frios da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro Vila Palmeira.

Pelo cronograma de vacinação do estado, essas novas doses devem ser destinadas a pessoas com idade entre 80 e 84 anos, além de trabalhadores da saúde. São luís e Imperatriz devem receber doses acima da proporção que vinham recebendo anteriormente.

Desde janeiro, o Maranhão recebeu 8 remessas de vacina contra a Covid-19. Foram seis remessas da Coronavac e duas da Astrazeneca. No total, são quase 514. 840 doses recebidas. Dessas, cerca de 417 mil foram da Coronavac e 98 mil foram da vacina Astrazeneca, produzida em parceria entre a Oxford e a Fiocruz .

Do total de vacina recebida, 360.459 doses já foram distribuídas para os municípios e 266. 081 doses já foram aplicadas. Dessas, cerca de 200.452 correspondentes à primeira dose.

Até esta quarta-feira (10), 14 municípios maranheses ainda não haviam atingido a meta de aplicação de 60% das doses recebidas. A Secretaria de Estado da Saúde diz que está acompanhando o trabalho nesses municípios para que o processo de vacinação possa caminhar de forma mais rápida.