Márcio Jerry retorna ao mandato para votar contra PEC dos Precatórios; suplente votou a favor
Parlamentar licenciado, o vice-presidente do diretório estadual do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, retomará seu mandato de deputado federal, a partir da próxima segunda-feira (8), para reforçar a oposição na Casa e votar contra a PEC dos Precatórios (PEC 23/2021) no segundo turno.
Eleito em 2018, Jerry se licenciou do mandato em janeiro de 2021 para assumir a Secretaria de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) do governo de Flávio Dino (PSB) e deve reassumir a pasta ao término da votação da PEC na Câmara. Faz parte de uma estratégia dos partidos de esquerda para inviabilizar a aprovação da peça.
“Para votar não à PEC do calote nos precatórios dos professores. Votar em defesa dos professores e professoras, em defesa da educação”, escreveu Jerry em suas redes sociais.
Suplente de Jerry, o deputado federal Gastão Vieira (PROS-MA), votou favorável à proposta no primeiro turno. A PEC é defendida por Jair Bolsonaro para bancar o programa Auxílio Brasil, que perdurará até 2022.
Aprovada em primeiro turno na última quinta-feira (4) por 312 a 144 votos de deputados, o projeto tem sido alvo de um série de críticas por permitir a alteração no cálculo do teto de gastos do governo e a flexibilização do pagamento de precatórios pela União, que abrirão espaço para mais R$ 91,6 bilhões de gastos em 2022, ano em que Jair Bolsonaro (sem partido) tentará a reeleição. Depois de apreciada na Câmara Federal, a matéria vai para o Senado.