Marcos Brandão ocupa lugar de Márcio Jerry e torna-se um dos homens mais poderosos do governo Brandão

Durante quase oito anos, Márcio Jerry (PCdoB), deputado federal reeleito e ex-secretário da Secretaria de Estado das Cidades do Maranhão (SECID), foi uma espécie de conselheiro e um dos homens de confiança do ex-governador, Flávio Dino (PSB).
Jerry participou e aconselhou Dino, durante importantes decisões do grupo, liderado pelo ex-governador e agora senador. O ex-secretário da SECID, administrava um dos maiores orçamentos, entre as secretarias do Governo do Maranhão.
Temido e respeitado pelo alto escalão, Jerry era um dos homens mais poderosos do governo, desde a posse de Flávio, até sua saída para disputar o Senado.
Apesar de ter se afastado do comando da SECID, para concorrer à reeleição. Jerry conseguiu articular para sua esposa, Joslene Rodrigues, assumir o comando da secretaria.
Mesmo com o comando da SECID em família, logo que Brandão assumiu , a secretaria perdeu força. Muito dos processos de emendas parlamentares tocados pela pasta, foram transferidos para a secretaria estadual de Planejamento.
Diante de tudo isso, uma figura chama atenção nos bastidores da política maranhense. É o caso de Marcos Brandão, irmão do governador, Carlos Brandão.
Marcos é o atual conselheiro de Brandão, classificado por muitos, como um dos responsáveis pela vitória do irmão no primeiro turno. Da mesma forma que Jerry, foi considerado, quando Dino foi eleito, derrotando a Oligarquia Sarney.
Ocupando o lugar de confiança no Palácio dos Leões, antes ocupado pelo ex-secretário da SECID. Marcos é responsável por muitas decisões de Carlos Brandão.