Na tarde desta segunda, 24, mais de 70 policiais militares e civis deslocaram-se da sede do 6º Batalhão de Polícia Militar no bairro da cidade Operária rumo ao residencial EcoTajaçoaba localizado no bairro da Santa Barbara, zona rural da Capital maranhense. A operação conjunta foi motivada em decorrência de diversas denuncias de tráfico de drogas roubos e furtos ocorridos na região.

A Operação foi comandada pelo Secretario de Segurança Pública, Jefferson Portela, Comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Pedro Ribeiro e pelo delegado geral da policia civil Delegado Leonardo Diniz, que in loco acompanharam a distribuição dos policiais no terreno, as abordagens e conversas  com a comunidade.

O Residencial Eco-Tajaçoaba fica na área de atuação do 6º BPM que é comandado pelo tenente-coronel Ilmar que, em consonância com as diretrizes do comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 2, coronel Aritanã orientados pelo  Subcomandante geral, coronel Nilson Marques, planejou a operação e que na execução contou ainda com o apoio de outras unidades especializadas como o BOPE,  COSAR, Choque, Cavalaria, Serviço de Inteligência e BPRV, além dos Grupamentos Táticos Moveis e outras unidades operacionais (1º BPM, 8º BPM, 13º BPM, 9º BPM, BPTUR e Batalhão Tiradentes).

A polícia judiciária realizou o levantamento de possíveis suspeitos que poderiam estar escondidos entre os moradores do residencial e dentre estes os que estariam com mandados de prisão em aberto. Durante as abordagens os policiais civis sob o comando dos delegados David Noleto e Henrique Mesquita seccional leste, responsável pela delegacia da Cidade Olímpica atuaram checando informações a respeito de possíveis suspeitos dentre as pessoas abordadas.

Segundo o Secretario Jefferson Portela “O policiamento ostensivo, bem como as investigações vão continuar na comunidade a fim de aumentar a sensação de segurança das pessoas de bem que moram no local. Aos malfeitores, que insistem e assolar as comunidades o braço forte do Estado mostrará sua força” disse.