Polícia Federal realiza operação contra garimpo em Centro Novo do Maranhão
A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira (2), a Operação Curimã II para combater a extração ilegal de ouro na zona rural do município de Centro Novo do Maranhão. A ação ocorreu no garimpo do Cipoeiro e contou com apoio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e de forças táticas especializadas.
Durante a operação, máquinas e motores utilizados no garimpo ilegal foram apreendidos e inutilizados. Entre os equipamentos, estavam duas pás carregadeiras (PCs), sete outras PCs, um trator e dois caminhões do tipo caçamba. Também foram apreendidos diversos motores empregados na atividade clandestina.
Além da intervenção no local, a PF cumpriu três mandados de busca e apreensão em residências de investigados por crimes ambientais e de extração ilegal de minerais pertencentes à União.
A ação envolveu policiais federais do Comando de Operações Aéreas (CAOP), do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) e do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), além do apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). Segundo a Polícia Federal, no garimpo foram encontrados indícios de crimes previstos no artigo 2º da Lei 8.176/1991 (usurpação de bens da União) e no artigo 55 da Lei 9.605/1998 (crimes ambientais).
As investigações continuam em andamento, com a produção de laudos periciais, análises de imagens de satélite e o interrogatório dos suspeitos.