Polícia realiza operação contra quadrilha que roubava cargas de remédio no Maranhão para abastecer farmácias no Piauí

A Polícia Civil do Maranhão deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º), a “Operação Remédio Amargo”, que resultou no cumprimento de três mandados de prisão provisória e oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Fazenda Rio Grande (PR). O dono da rede de farmácias PopFarma no Piauí, um representante comercial e um homem apontado como executor dos roubos foram presos.
As investigações foram conduzidas pelo Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC/SEIC) e tiveram início após uma tentativa de roubo de medicamentos, registrada na cidade de Montes Altos, no Maranhão. Na ocasião, criminosos renderam o motorista de um caminhão e o mantiveram em cárcere por várias horas. O crime não se consumou graças a um dispositivo de monitoramento instalado no veículo.
Após o fato, a Polícia Civil conseguiu identificar os primeiros suspeitos e toda a logística de apoio do grupo, além de constatar a ligação deles com outros roubos já ocorridos na região Tocantina. As investigações apontam que as ações criminosas causaram prejuízos estimados em R$ 1 milhão a empresas de transporte, logística e grupos farmacêuticos.
Durante o cumprimento dos mandados, três foram direcionados a uma rede de drogarias em Teresina, no Piauí, onde foram encontrados medicamentos roubados em território maranhense, reforçando a conexão entre receptadores e os assaltos investigados.
Na operação, os policiais também apreenderam duas pistolas que estavam em poder dos investigados.
A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Imperatriz/MA, da DRACO/PCPI (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado do Piauí), do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas do Paraná, além da Vigilância Sanitária e da Receita Estadual do Piauí.