Buscar
Porto Franco

PORTODANÇA 2025 encerra com sucesso e celebra a dança na região Tocantina

Redação

PORTODANÇA 2025 encerra com sucesso e celebra a dança na região Tocantina

Porto Franco (MA) – O Festival Intermunicipal PORTODANÇA 2025, realizado pela CIATDAL – Companhia de Teatro e Dança Arte Livre, chegou ao fim no domingo 27 de abril, consolidando-se como um dos maiores eventos de valorização da dança na região Tocantina. Realizado entre os dias 25 e 27 de abril, o festival contou com competições entre grupos de dança, oficinas com profissionais renomados e ações de inclusão, promovendo cultura, aprendizado e geração de renda.

Dividida em três categorias — Escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Grupos/Companhias Independentes — a competição reuniu 15 grupos. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus e um total de R$ 15 mil em premiações em dinheiro, além de certificados de participação e reconhecimento a todos os inscritos.

Confira os vencedores:

Fundamental

1º lugar – ETI Paulo Freire – Porto Franco (MA)
2º lugar – Colégio Militar 2 de Julho – Porto Franco (MA)
3º lugar – ETI Valério Miranda – Porto Franco (MA)

Ensino Médio

1º lugar – Tribo Fortuna (Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto) – Porto Franco (MA)
2º lugar – Girls Breaking (Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto) – Porto Franco (MA)
3º lugar – Centro de Ensino Valentim da Silva Aguiar – Campestre do Maranhão (MA)

Grupos Independentes

1º lugar – Let’s Dance – Tocantinópolis (TO)
2º lugar – Quadrilha Junina Viva São João – Estreito (MA)
3º lugar – Grupo Nor10te – Imperatriz (MA)

Um dos momentos mais emocionantes do festival foi a participação especial dos alunos da APAE, que se apresentaram e foram homenageados com o Prêmio Viva Inclusão, reforçando o compromisso do evento com a diversidade e o acesso democrático à arte.

Além da competição, o festival ofereceu workshops gratuitos que lotaram a sede da CIATDAL. No sábado (26), o conceituado dançarino Nelson Neto, de Imperatriz (MA), conduziu o workshop de Jazz Funk. Já no domingo (27), foi a vez do renomado coreógrafo Samuel DCristoministrar uma aula de Dança de Rua. Ambos os artistas possuem reconhecimento nacional e internacional.

O PORTODANÇA 2025 também gerou impacto econômico direto no município, ativando setores como locação de som e iluminação, serviços de comunicação visual, confecção de figurinos, mídia local, segurança, bombeiro civil, entre outros. O evento também abriu oportunidades para artistas e profissionais do setor cultural.

Realizado com apoio da Prefeitura de Porto Franco e incentivo financeiro da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal — por meio do Governo do Maranhão via SECMA, edital nº 19/2024 – Mais Festivais e Mostras — o festival reafirma seu papel como importante palco da cultura da dança no estado.

Com o sucesso desta edição, o PORTODANÇA se consolida como uma vitrine de talentos locais, fortalecendo a cadeia produtiva da cultura e inspirando novas gerações de artistas.