Buscar
Política

PP pune ministro do Esporte André Fufuca após decisão por permanência no governo Lula

Redação

PP pune ministro do Esporte André Fufuca após decisão por permanência no governo Lula

O PP (Progressistas) comunicou, nesta quarta-feira (8), o afastamento do ministro do Esporte, deputado federal André Fufuca (MA), da vice-presidência nacional do partido e de todas as decisões partidárias após ele se recusar a deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nota assinada pelo presidente nacional da legenda (leia a íntegra abaixo), senador Ciro Nogueira (PI), determina também intervenção no diretório do Maranhão, retirando Fufuca do comando da sigla no estado.

No início de setembro, o PP deu um prazo de 30 dias para que Fufuca deixasse o governo federal. Posteriormente, este período foi estendido até o último domingo (5). No entanto, em agenda no Maranhão ao lado de Lula na segunda-feira (6), o ministro reafirmou seu apoio ao petista e desafiou a pressão do PP.

“Queria lhe dizer, presidente, que o importante não é justificar o erro, mas evitar que ele se repita. Em 2022, eu cometi um erro, mas, agora em 2026, pode ser que meu corpo esteja amarrado, mas minha alma, meu coração e força de vontade estarão livres para brigar e ajudar Luiz Inácio Lula da Silva ser presidente do Brasil”, disse Fufuca durante a entrega de unidades habitacionais em Imperatriz, no interior do estado.

Em entrevista veiculada na terça-feira (7), Lula classificou como “equívoco” e “bobagem” a decisão do PP e do União Brasil (que se uniram em uma federação) de exigir que filiados deixem o governo — como são os casos de Fufuca e do ministro do Turismo, Celso Sabino (União).

“Acho que é um equívoco do PP querer expulsar o Fufuca, da mesma forma que acho que é um equívoco do União Brasil querer expulsar o Celso Sabino. Acho um erro, uma bobagem. Mas de qualquer forma eu vou conversar com eles, eles são deputados, eles têm mandato, eles sabem também o que decidir, tem maioridade para isso”, afirmou Lula à TV Mirante, afiliada da rede Globo no Maranhão.

Nesta quarta-feira, Celso Sabino anunciou sua permanência no governo. “Pelo bem do turismo, pelo bem dos serviços que a gente vem fazendo em todo país, mas especialmente pelo bem do povo do Pará, pela realização da COP30, eu vou permanecer no governo”, comunicou a jornalistas.

Leia a íntegra da nota do PP

“O Progressistas comunica que, diante da decisão de desobedecer a orientação da Executiva nacional do partido e permanecer no Ministério do Esporte, o ministro André Fufuca fica, a partir de agora, afastado de todas as decisões partidárias, bem como da vice-presidência nacional do partido.

A Direção Nacional do Progressistas realizará, ainda, intervenção no diretório do Maranhão, retirando o ministro do comando da legenda no estado.

O partido reitera o posicionamento de que não faz e não fará parte do atual governo, como qual não nutre qualquer identificação ideológica ou programática.”