Um grupo criminoso com atuação em prefeituras do Maranhão foi denunciado durante essa semana, eles usam diversas empresas fantasmas para possivelmente desviar recursos públicos. O que tem chamado atenção é a ligação das empresas com o município de Bom Jesus das Selvas, onde Fernando Coelho é prefeito.

Além de licitações com a prefeitura de Bom Jesus das Selvas, a rede de empresas fantasmas possui empresas no município de Bom Jesus das Selvas. Outro fato que tem chamado bastante atenção é a ligação do prefeito Fernando Coelho com os possíveis proprietários das empresas “fantasmas”.

Pelo menos quatro dessas empresas tem contratos milionários com o município de Bom Jesus das Selvas, na gestão de Fernando Coelho. As empresas W L empreendimentos e Locações LTDA,  W.J.S Pinheiro Eireli, J.Campos Empreendimentos, Marilou Construções Eireli, já faturou quase R$ 20 milhões em contratos com o pequeno município, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.

Local onde funciona a W L empreendimentos e Locações LTDA, que já faturou milhões na gestão de Fernando Coelho

A rede de empresas “laranjas”, são lideras pelo pregoeiro, Alam Xavier Silva, que usa o irmão, Alexfranci Xavier Silva, e seis empresas em nome de laranjas para ganhar licitações fraudadas e possivelmente, vender notas fiscais frias. A ligação de Fernando Coelho com a dupla de irmãos está clara, visto que, a empresa fornece todos os materiais que o município necessita. Do saco de lixo aos materiais mais complexos. Inclusive com a locação de máquinas pesadas por valores exorbitantes. E ainda aquisição de combustíveis.

O prefeito Fernando Coelho se tornou amigo íntimo de Alam e Alex Xavier desde 2001, tempo em que era secretário de finanças do município. A partir daí, eles passaram a atuar além do município de Bom Jesus das Selvas, em mais 12 prefeituras espalhadas pelo Estado do Maranhão.

Em Bom Jesus das Selvas, os irmãos possuem CNPJ em dois endereços diferentes, porém, em nenhum deles se conseguiu encontrar o espaço físico declarado na Receita Federal.

Por exemplo, a empresa  “A.X. Silva” de propriedade do irmão de Alam, consta na Receita Federal com endereço em Bom Jesus das Selvas. Porém, quando consultado a Unidade Consumidora no sistema da EQUATORIAL ENERGIA, aparece o endereço na cidade de São José de Ribamar em funcionamento ( cidade que reside Alam Xavier).

A que tudo indica, que este pode ser tornar um dos maiores escândalos de corrupção, envolvendo municípios do interior do Maranhão. Veja abaixo os contratos firmados entre as empresas citadas e o município de Bom Jesus das Selvas na gestão de Fernando Coelho.