Presidente do TJ assume Governo do Maranhão nesta quarta-feira
O presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten, vai assumir interinamente o comando do maior cargo do executivo maranhense, por conta do pedido de licença do governador Carlos Brandão (PSB), que foi aprovado nesta terça-feira (31) pela Assembleia Legislativa.
O sucessor natural de Carlos Brandão seria o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mas como o parlamentar concorrerá à reeleição de deputado estadual não pode ocupar a função de governador, caso isso ocorresse, ele tornaría-se inelegível.
Com este impedimento, o presidente do TJ, Paulo Velten, comandar o Palácio dos Leões até o fim do prazo da licença de Carlos Brandão.
Brandão deveria retornar ao Maranhão na semana passada, mas por orientação médica ele permanece em São Paulo para acompanhamento do pós-operatório.
Em São Paulo desde o último dia 17 de maio, em decorrência de uma cirurgia para retirada de um cisto no rim, Carlos Brandão completará 15 dias fora de São Luís, na próxima quarta-feira, 1º de junho, portanto teve que obrigatoriamente pedir licença para que não corra risco da cassação de seu mandato.
Em seu lugar quem vai assumir o Governo do Maranhão nesta quarta-feira, 1º de junho, é o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten.