Buscar
São Luís

Representação protocolada na Câmara de São Luís pede cassação do prefeito Eduardo Braide por supostas irregularidades

Redação

Representação protocolada na Câmara de São Luís pede cassação do prefeito Eduardo Braide por supostas irregularidades

Uma representação protocolada na terça-feira (2) na Câmara Municipal de São Luís solicita a cassação do mandato do prefeito Eduardo Braide por suposta infração político-administrativa e crime de responsabilidade. O documento, assinado pelo servidor aposentado Carlos Alberto Machado, já foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Na denúncia, o servidor acusa o prefeito de descumprir leis municipais, com destaque para a Lei nº 7.729/2025, que reajustou o salário do chefe do Executivo e estabeleceu o teto remuneratório municipal. Segundo a representação, Braide não estaria aplicando a norma, ao mesmo tempo em que teria autorizado cortes considerados ilegais nos salários de servidores ativos, aposentados e pensionistas desde novembro de 2024.

O documento afirma ainda que o prefeito estaria adotando critérios seletivos para cumprir a legislação vigente, o que teria causado prejuízos financeiros e violado princípios da legalidade e da moralidade administrativa. A denúncia também menciona um suposto desvio de finalidade no uso de recursos públicos desde o ano passado — caso que já é objeto de processo em tramitação no Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Entre os pedidos apresentados, Carlos Alberto solicita que os vereadores aprovem a cassação de Eduardo Braide por improbidade administrativa. Ele requer também que a íntegra da representação seja enviada ao Ministério Público do Maranhão e ao Tribunal de Contas do Estado para apuração das denúncias.

A Câmara de São Luís deve agora seguir os trâmites regimentais para decidir se abre ou não um processo político-administrativo contra o prefeito.

Em discurso, Braide afirmou que os vereadores de oposição, vão votar pela cassação do seu mandato, pelo motivo dele ter negado, aceitar o aumento do seu próprio salário.