O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica localizado às margens do Rio Tocantins, na região Sul do Maranhão, foi criado em 2005 para preservar a biodiversidade dos biomas brasileiros do Cerrado, Caatinga e Amazônia. Em seus 160 mil hectares de área, apresenta um cenário ideal para a prática do turismo de aventura  e o ecoturismo. Além das exuberantes belezas naturais, cachoeiras, águas cristalinas e trilhas que aproximam o homem da natureza, além de montanhas e morros, que já fazem parte do cartão postal da região, entremeados por matas ciliares eventuais e vegetação rasteira do cerrado.

A região rica em belezas naturais, é local ideal para a pratica do turismo de aventura, que engloba as atividades de rapel, trilhas, canonismo e a observação de aves endêmicas da região sul do Maranhão.  De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo, o Brasil recebeu nos últimos anos, mais de meio milhão de turistas estrangeiros cuja a principal motivação de viagem foi as atividades de aventura.

SARNEY FILHO & PARQUE NACIONAL DAS CHAPADAS DAS MESAS

Sarney Filho durante sua gestão como Ministro do Meio Ambiente, entregando equipamentos ao Parque Nacional da Chapada das Mesas

Durante sua gestão como Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho destinou diversos benefícios ao  Parque Nacional da Chapada das Mesas para o desenvolvimento da região. Foram destinados veículos e equipamentos para serem usados em ações de prevenção e combate a incêndios florestais no interior do parque. Além do desenvolvimento de atividades de educação ambiental focadas na questão de manejo e combate ao fogo. Esse trabalho envolve cerca de 50 professores da rede pública municipal e 200 comunitários, que participam anualmente de duas capacitações e oito oficinas comunitárias.

Depois de 12 anos as 130 famílias que permaneceram na área após a criação do Parque Nacional Chapada das Mesas irão receber receber indenizações, graças ao Deputado federal Sarney Filho, que lutou pela aprovação da Lei de Compensação Ambiental, quando esteve à frente do Ministério do Meio Ambiente.

Sarney Filho fala da importância do Parque Nacional da Chapada das Mesas no desenvolvimento do Turismo no sul do Maranhão