Buscar
São Benedito do Rio Preto

TRE mantém cassação do prefeito de São Benedito do Rio Preto e município terá novas eleições

Redação

TRE mantém cassação do prefeito de São Benedito do Rio Preto e município terá novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão manteve, por unanimidade, a cassação do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Wallas Gonçalves Rocha, e da vice-prefeita Débora Heilmann Mesquita por uso irregular de recursos do Fundeb nas eleições de 2024.

Segundo a investigação, a conta da educação teria sido usada como uma espécie de “folha paralela” para manter aliados políticos, vereadores, cabos eleitorais e familiares ligados ao grupo do prefeito. O acervo aponta transferências de cerca de R$ 926 mil entre 2023 e 2024 para pessoas sem vínculo regular com o setor educacional.

A Justiça Eleitoral destacou ainda que os pagamentos eram realizados sem contratos, licitações, concurso público ou vínculo funcional, sendo parte deles feita por meio de acordos verbais.

Além da cassação e da inelegibilidade de Wallas Rocha por oito anos, o TRE-MA também determinou a realização de novas eleições no município após o julgamento dos recursos dentro da própria corte.

O caso ganhou repercussão nacional após a Operação Santa Chaga, realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, além de reportagem exibida pelo programa Fantástico sobre suspeitas de desvio milionário de verbas da educação.