A Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi notificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) após um tripulante do navio “MV SHANDONG DA ZHI” dar entrada num hospital da rede privada de São Luís e testar positivo para Covid–19. O homem é de nacionalidade indiana.

Segundo a ANVISA, o navio encontra-se em quarentena (área de fundeio) para isolamento do restante da tripulação, que foi submetida ao teste PCR, seguindo os protocolos sanitários.

O paciente internado tem 54 anos, nacionalidade indiana e começou a apresentar sintomas no dia 4 de maio, de acordo com o relatório médico. Procedimentos médicos foram realizados antes do homem ser encaminhado ao hospital, no dia 13 de maio, mas o sintomas continuaram, tendo que o tripulante ser encaminhado por helicóptero para o hospital por recomendações médicas.

O paciente realizou o exame PCR e testou positivo para a Covid-19 e a amostra coletada foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN/MA) e logo após será enviada ao Instituto Evandro Chagas, que irá realizar o sequenciamento genômico.

“Nossas equipes acompanham o caso, sob a coordenação da ANVISA“, declarou o secretário de Saúde do estado, Carlos Lula.