Uma grande quantidade de óleo na Praia de Itatinga no município de Alcântara assustou moradores na tarde deste domingo (23). Em um vídeo publicado nas redes sociais, mostram uma densa camada de óleo, até mesmo uma tartaruga marinha foi encontrada completamente coberta de óleo.

O animal foi encontra por um jovem que seguia as diversas manchas de óleo e com ajuda dos moradores locais salvaram o animal. A tartatura foi levada para um chuveiro localizado na praia e usado por banhistas que frequentam a área, para começar a limpeza do animal. Com a ajuda da areia, água do mar e sabão em pó, a população tentou retirar o máximo possível de óleo do rosto do e do casco. Por volta das 18h30, a tartaruga foi colocada de volta ao mar.

De acordo com  moradores navios de grande porte que atracam no Porto do Itaqui passam bem próximo à praia na Baía de São Marcos e certamente um destes é o responsável pelo desastre ambiental.

Por meio de nota a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), diz que as operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade, não havendo registro de nenhum vazamento de óleo no local pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

Leia a nota na íntegra:

O Governo do estado informa que está sob investigação o material que foi encontrado em praias do litoral do Nordeste, inclusive do Maranhão. Foi criado sob coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) um grupo formado pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e setores de Fiscalização, Monitoramento, Biodiversidade e Áreas Protegidas e Laboratório de Análises Ambientais para apurar o caso.

A equipe foi até o local para fazer o reconhecimento, coleta e levantamento de emissor do material recolhido. As operações no Porto do Itaqui seguem dentro da normalidade não havendo registro de nenhum vazamento de óleo no local pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

VEJA O VÍDEO: