Na manhã desta quinta-feira (10) foi concluído o transporte da turbina geradora de energia, o objeto chegou ao seu destino, o município e Santo Antônio dos Lopes.

O translado do objeto iniciou em 13 de outubro, no Porto de Albany, nos Estados Unidos, após 10 dias a turbina chegou no Porto do Itaqui. Mas somente no ultimo dia 27 começou a ser transportada rumo a Santo Antônio dos Lopes.

O objeto foi levado sobre um veículo transportador de 106 metros sendo escoltada por um grande aparato de batedores e de uma ponte metálica modular, utilizada sobre algumas pontes de concreto ao longo da BR-135.

Ao longo de 14 dias foram percorridos 300 km, um dia a menos que o previsto.
O deslocamento nos três primeiros dias aconteceram no período diurno. Nos dias
subsequentes os deslocamentos aconteceram durante a noite e madrugada, entre as 23h e as 05h da manhã. Na reta final, o transporte retomou o período diurno sendo concluído as 9h da manhã desta quinta-feira (10).

Sobre o gerador

O gerador tem 359 toneladas e é o equipamento mais importante de Parnaíba V, usina do complexo termelétrico que irá ampliar a segurança do sistema elétrico nacional. O equipamento faz parte de um projeto de eficiência energética, que vai gerar mais 385 megawhats (MW) no Maranhão, sem consumo adicional de gás.