O Futmesa surgiu em 2014 na Hungria, desde esse momento se espalhou pela Europa até chegar no Brasil em meados de 2016 a 2017, e de forma muito intensa tem conquistado adeptos pelo Brasil inteiro. Essa nova modalidade, que envolve atletas de diversas idades, entre amadores e profissionais, artistas, cantores, tem se tornado uma das mais praticadas no Litoral brasileiro.
Com a união de várias federações no Brasil desde o ano de 2018,  com o intuito de oficializar e profissionalizar a modalidade do Futmesa, foi possível começar a reunir todos os amantes desse esporte e realizar competições em várias regiões do Brasil, potencializando o esporte para se tornar um Esporte Olímpico.

O esporte chegou no Maranhão em meados de 2018, apenas como uma diversão pelos praticantes, porém no ano de 2020, já com muitos adeptos pelo Estado e com a Confederação Brasileira de Futmesa, já criada. O Maranhão deu um passo importante, profissionalizando o Futmesa com a criação da Federação Maranhense de Futmesa (FEMAFUME), pelo atleta, Luan Philipe da Costa Silva, sendo o mesmo, presidente da Federação e um dos principais responsáveis por popularizar o esporte na capital maranhense.

Após a filiação da (FEMAFUME) Federação Maranhense de Futmesa a (CFMB) Confederação de Futmesa do Brasil, a empresa Futmesa Slz com apoio da FEMAFUME, realizou o primeiro torneio oficial do Maranhão de Futmesa, nos dias 6 e 7 de Fevereiro sendo o mesmo evento um seletivo para as duplas finalistas representar o Maranhão na Taça Brasil de Futmesa no Rio de Janeiro – RJ.

A Taça Brasil de Futmesa é um evento que abre as competições anuais a nível nacional da modalidade com atletas oriundos de todas as regiões do Brasil, são mais de 100 atletas divididos entre as categorias Masculina, Feminina e Mista e suas respectivas duplas.

A delegação da FEMAFUME do Maranhão, esteve presente na Taça Brasil de Futmesa com 3 duplas representando o estado, todas duplas masculinas. Pelo fato de ser uma federação nova, obteve poucos recursos para mandar atletas de outras categorias como mista, solo e feminina.

Através do apoio do Roberto Rocha Júnior e do secretário de esportes do Maranhão, Rogério Cafeteira, a Secretaria De Estado Do Esporte E Lazer – SEDEL, disponibilizou as passagens das duplas finalistas do evento seletivo realizado pela Futmesa Slz, assim sendo a primeira participação de atletas maranhenses em uma competição de nível nacional de Futmesa.

Apesar do pouco tempo de esporte no estado, as duplas maranhenses chegaram ‘batendo de frente’ com outras duplas do Brasil, tendo como resultado, 2 duplas passando de fase e terminando suas participações na fase Mata Mata da competição. Agora o foco dos atletas é o Campeonato Brasileiro no final do ano, na cidade de Salvador – BA, até lá eles irão focar nos treinos e no Campeonato Maranhense que acontecerá no mês de setembro.