Em coletiva realizada nesta segunda-feira (25), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Lula, anunciou medidas na rede estadual diante do aumento nos casos da Covid-19 no Maranhão. Os eventos de pequeno porte, com capacidade de até 150 pessoas, entre eles; casamentos, aniversários estão proibidos por 14 dias a partir da terça-feira (26).

As medidas foram anunciadas após o aumento do número de internações em leitos destinados para pacientes com a doença em São Luís, Santa Inês, Pinheiro, Balsas e Imperatriz.

No domingo (25), a Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa) chegou a 81,08% da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 73,33% de enfermaria para pacientes com Covid-19. Em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 90,63%.

Entre as medidas anunciadas nesta segunda-feira, estão:

O aumento da oferta de leitos em hospitais de referência do estado para pacientes com Covid-19;
Suspensão, por 14 dias, de eventos de pequeno porte em todo o Maranhão;
Suspensão por duas semanas, até 50% da capacidade, as cirurgias e consultas eletivas na rede estadual de saúde.

“A partir de amanhã, não está mais permitido aniversários, festas de pequeno porte, casamentos, batizados e aqueles eventos que a gente havia autorizado com até 150 pessoas. Eles estão suspensos por 14 dias em todo o Maranhão”, disse Carlos Lula.