O vereador Chico Carvalho (PSL), mostrando grande preocupação com a quantidades de casos do novo coronavírus (COVID-19), apresentou uma indicação ao Governo do Maranhão para que em parceria com a Prefeitura Municipal de São Luís, instale câmeras térmicas em locais de grande aglomeração de pessoas; aeroportos, rodoviárias e os terminais de integração, entre outros.

O objetivo da indicação do parlamentar é prevenir e evitar que pessoas doentes com o novo coronavírus, contamine outras pessoas. Já que cerca de 90% dos casos no Maranhão, estão concentrados em São Luís e na Região Metropolitana, segundo dados da Secretaria de Saúde.

O sistema inclui câmeras, inteligência artificial e um termômetro bastante preciso para encontrar possíveis infectados com a Covid-19. Além de ser muito rápido, não precisa de qualquer contato e pode avaliar uma pessoa no meio de uma multidão e de forma autônoma.

A mineradora Vale já adotou o uso das câmeras térmicas nas portarias de unidades operacionais em Estados brasileiros para identificar pessoas que estejam com alta temperatura corporal, um dos sintomas do novo coronavírus.