Uma reportagem da CNN Brasil desta terça-feira (19) destacou o nome do médico maranhense Allan Garcês, para sucessão na Saúde. Allan Garcês começou a circular no Palácio do Planalto como possível substituto do ministro Nelson Teich na Saúde.

Segundo uma fonte da CNN, ele reúne as características que o presidente Jair Bolsonaro busca. É médico, militar (é oficial da reserva da Aeronáutica), defende tratamentos alternativos e preventivos para o Covid-19, como cloroquina e azitromicina, e a flexibilização do isolamento social. Integrantes da chamada ala militar veem com bons olhos seu nome, além dos filhos do presidente.

Garcês é um antigo defensor do presidente. Ele liderava o movimento Nas Ruas no Maranhão, movimento que foi para as ruas para defender o impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Foi neste ano que se aproximou do então deputado Jair Bolsonaro conforme o movimento de rua cresceu e ajudou a pressionar o Congresso pela queda de Dilma.

Na campanha eleitoral de 2018, ajudou nos debates da formulação do programa de governo e integrou a equipe de transição junto com Teich. Acabou virando diretor do Ministério da Saúde na gestão de Luiz Henrique Mandetta. Saiu por algumas semanas para assumir a Secretaria de Saúde de Roraima, mas retornou a Brasília.

O nome dele se integra a outros que circulam pelo Planalto, que não tem pressa na substituição.