Buscar
Política

Deputado Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment de Flávio Dino após ministro sugerir vice no Maranhão

Redação

Deputado Nikolas Ferreira protocola pedido de impeachment de Flávio Dino após ministro sugerir vice no Maranhão

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) protocolou nesta quinta-feira (15) um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino por suposto crime de responsabilidade. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.

De acordo com a publicação, no pedido, o bolsonarista acusa o ministro de atuação político-partidária, vedada a membros do STF, após Dino sugerir uma chapa imbatível para as eleições ao Governo do Maranhão, encabeçada por Felipe Camarão (PT), atual vice-governador.

“Sob qualquer ângulo, dúvidas não pairam de que Sua Excelência transpôs os limites impostos aos magistrados e efetivamente atuou com viés político em evento público de notoriedade”, diz trecho da denúncia.

O documento é direcionado ao Senado, responsável por analisar pedidos de impeachment de ministros do STF. O texto defende que Dino violou preceitos constitucionais e infraconstitucionais ao abandonar a exigida neutralidade que rege a conduta dos membros do Judiciário.

A declaração de Dino

Durante uma aula magna do curso de direito do Centro Universitário UNDB, em São Luís (MA), Flávio Dino em tom bem humorado, sugeriu o nome de uma professora para ser vice-governadora, na chapa do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Felipe Camarão (PT).

“É um prazer te ver, Felipe. Em nome dessa amizade, quero te dar uma sugestão: coloque a Teresa como vice-governadora, que essa chapa vai ficar imbatível, porque essa mulher é popular”, disse Dino.

Para Nikolas Ferreira, as falas ultrapassam os limites da liberdade de expressão pessoal e representam “interferência indevida no processo político local”.

Interlocutores de Dino dizem que a declaração do ministro “foi em tom de brincadeira” e negam qualquer tipo de atuação partidária.