O novo prefeito eleito de Tuntum, Fernando Pessoa, em seus primeiros 30 dias de governo à frente da Prefeitura Municipal, já realizou diversas ações em todos os setores; saúde, infraestrutura, ações sociais e até mesmo no meio ambiente.

Mesmo recebendo a prefeitura com as contas negativas, Fernando Pessoa início os primeiros dias de sua gestão com muito trabalho. Logo ao assumir deu fim a um dos maiores problemas da população, fechando e dando início a revitalização do antigo lixão da cidade.

Inaugurou um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS), além de revitalizar as praças do Tuntum de Cima, a São Francisco de Assis no centro e a Praça do Balneário da Tiuba e revitalizar o Piscinão (lago).


Além de melhorar a limpeza da sede do município, Fernando deu início ao serviço de limpeza urbana dos povoados, com alguns deles com mais de 100 km de sede.

A Prefeitura de Tuntum através da Secretaria de Infraestrutura já recuperou quilômetros de estradas vicinais e realizou operação tapa-buraco recuperando o asfalto de ruas e avenidas.

O prefeito fez distribuição de merenda em forma de cestas básica a pais de alunos da rede pública municipal.

Foi realizada ainda em parceria com o Governo do Estado através da Sagrima a distribuição de mais de 3 toneladas de sementes de milho e feijão.

Fernando Pessoa também provou através de extratos de contas bancárias do município, que o ex-prefeito não tinha deixado dinheiro em caixa e mesmo assim Fernando pagou os salários do mês de dezembro dos funcionários efetivos.

Às vésperas do ENEM, foi realizado em parceria com o 18°BPM o Intensivão do ENEM, para alunos que participaram das provas.