Durante esta quinta-feira (27), o Governo do Maranhão inicia a testagem contra a Covid-19 no Aeroporto Marechal Cunha Machado, em São Luís. Esta iniciativa faz parte das estratégias do poder público estadual para reforçar o monitoramento dos casos da doença no estado.

O método que está sendo usado na ação é o Teste Rápido de Antígeno, que é realizado através de amostras coletadas através de swab, onde um cotonete estéril é inserido no nariz. Podem se submeter voluntariamente ao procedimento passageiros sintomáticos e também assintomáticos.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde do Maranhão, Carlos Vinicius Ribeiro, a realização da testagem é voluntaria, as pessoas que desejarem fazer devem procurar o embarque com três a quatro de antecedência do seu voo. Ainda ressaltou, que caso o teste dê positivo e precise de uma assistência medica, a pessoa será encaminhado para uma das unidades de pronto-atendimento para ser avaliado.

Segundo o Presidente da Emserh, Marcos Grande, a testagem estará funcionando 24h e para realiza-la, será necessário ser apresentado o cartão de embarque e um documento de identificação.