Desde o início da execução do Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19, o Governo do Estado já distribuiu 370.840 doses da vacina em todos os 217 municípios maranhenses. O quantitativo corresponde ao total de 385.640 doses de CoronaVac e AstraZeneca, enviadas pelo Ministério da Saúde, número este referente às doses 1 e 2 (D1 e D2).

Para garantir celeridade à vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza distribuição das vacinas aos municípios por transporte aéreo. “Nosso intuito é de que a população maranhense seja vacinada o mais rápido possível e assim possamos colaborar para a diminuição do contágio do Covid-19”, explica a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.

Do quantitativo enviado ao estado, 287.640 são da CoronaVac e 98 mil são da AstraZeneca, conforme definição do Ministério da Saúde. No momento, a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (Ceadi-MA) possui 14.800 doses para envio aos municípios, número referente a D2 da última remessa, prevista para a segunda quinzena de março.

Quanto à vacina AstraZeneca, o Maranhão já distribuiu o total das vacinas da sua primeira dose. Como a aplicação da segunda dose desta vacina é realizada após 120 dias da primeira aplicação, não houve necessidade de fazer a retenção de doses. Dessa forma, todas as doses foram distribuídas aos municípios maranhenses para a aplicação no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

Em porcentagens, as doses já recebidas correspondem a 81% destinadas aos trabalhadores da saúde; 100% da população indígena; 100% das pessoas institucionalizadas com deficiência; 100% das pessoas institucionalizadas com 60 anos ou mais; 100% das pessoas com idade entre 85 e 89 anos; e 24% das pessoas com idade entre 80 e 84 anos.

Novas doses

O Ministério da Saúde informou a chegada de 62.400 novas doses da CoronaVac para o Maranhão, na madrugada desta quarta-feira (3). As vacinas são destinadas a imunização de 29.675 pessoas, entre trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade de 80 a 84 anos.