Um morador da zona rural de Estreito, recorreu ao Ministério Público nesta quarta-feira (22), para tentar receber da Prefeitura Municipal de Estreito, uma ajuda de custo para pagar um ‘carro de linha’ para chegar até a sede do município, onde pega uma van para fazer o tratamento de hemodiálise em Imperatriz.

Apesar do sofrimento que já enfrenta pela doença, o paciente agora trava uma segunda luta e recorre a Justiça, para receber uma ajuda de custo, que é sua por direito.

O paciente alega que desde março de 2021 não vem recebendo ajuda financeira da Prefeitura de Estreito. Ele que luta para sobreviver, faz tratamento três vezes na semana, tendo um gasto mensal de R$ 840,00, agora espera da Justiça uma resposta imediata, para continuar seu tratamento.

O que é a Hemodiálise?

A hemodiálise é um procedimento que realiza exatamente a função do rim em nosso corpo, retirando as substâncias tóxicas, água e sais minerais pelo auxílio de uma máquina. Naturalmente, os rins é que fazem este papel importante no corpo humano, limpando e eliminando por meio da urina, as substâncias ruins do organismo. Ou seja, é um procedimento necessário para sobreviver, é indispensável para pessoas diagnosticadas com a insuficiência renal, quando os rins perdem sua principal função.