Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de um tubarão capturado no litoral maranhense no município de Carutapera (MA).

A notícia que foi divulgado em alguns meio de comunicação, relatava que se tratava de um Tubarão Branco, que ao abrir sua barriga teria sido encontrado restos mortais de uma pessoa.

A nossa redação entrou em contato com moradores e pescadores da cidade maranhense de Carutapera, que classificaram a notícia como um absurdo e que se tratava de uma fake news, ou seja mais uma notícia falsa.

O vídeo realmente mostra um tubarão capturado no Maranhão, mas em Icatu, e não em Carupatera. Além disso, não foram encontrados restos mortais dentro do animal mostrado no vídeo.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Icatu diz que o vídeo foi feito, de fato, na cidade, mas garante que não houve nenhum vestígio humano achado dentro do tubarão.

A mensagem falsa é acompanhada em alguns casos por fotos de tubarões ao lado de restos mortais. No entanto, uma pesquisa reversa das imagens mostra que as fotos são antigas e foram feitas em outros países.

Para completar, o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) André Muniz Afonso, doutor em medicina veterinária, diz que o animal capturado é de uma espécie diferente da alardeada pelo boato. Trata-se de um tubarão touro.