A Petrobras anunciou um aumento de 6% no preço do diesel e de 3% na gasolina, nas refinarias. O reajuste entra em vigor a partir desta quinta-feira (02).

O litro do diesel foi reajustado em R$ 0,0982. No caso da gasolina, houve um acréscimo de R$ 0,0457 o litro. De acordo com a Valor Investe.

O aumento ocorre duas semanas após a empresa reajustar em 8% o diesel e em 5% a gasolina.

Este é o sétimo aumento seguido da gasolina desde maio. No caso do diesel, foi a quinta vez que a estatal reajustou os preços nos últimos dois meses.

Essa sequência de reajustes se dá em meio ao movimento de recuperação dos preços do petróleo no mercado internacional, nos últimos dois meses.

Demanda

O presidente da Petrobras afirmou ainda na Live do Valor que a demanda interna por combustíveis vem melhorando mês a mês desde maio. “Abril foi o fundo do poço”, disse Castello Branco, citando as reduções de produção de petróleo que aconteceram não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e em países ligados à Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Para o executivo, a melhora na demanda de combustíveis mostra que “a economia brasileira se recupera lentamente, mas se recupera”. Castello Branco diz que o único produto que segue com demanda “fraquíssima” é o querosene de aviação, que deve ficar nessa situação, segundo ele, “por algum tempo”.